A MARCHA EM 1º LUGAR - A ABCJPÊGA EM 1º LUGAR
O BRASIL É MULADEIRO.
O BRASIL PREFERE A MARCHA EM 1° LUGAR...
Nós queremos a ABCJPêga em 1º lugar.
Em tempos de grandes motores, alta tecnologia nas pistas automobilísticas e a paixão dos brasileiros pelo carro, nada desta modernidade conseguiu apagar uma das maiores tradições do País: os muares.
Símbolo de rusticidade e resistência, estes animais ajudaram os homens a carregarem suas riquezas de lá pra cá, de cá pra lá, nos sertões do Brasil. Atualmente são símbolos de beleza, conforto e muita amizade entre muladeiros e criadores.
No Brasil estes animais são controlados pela Associação Brasileira dos Criadores de Jumentos Pêga (ABCJPêga), que desde sua fundação em 1947, realiza um trabalho focado no resgate da tradição dos muladeiros e criadores buscando a melhoria genética destes animais.
Através das exposições, encontros de muladeiros, cavalgadas, mulaiadas, leilões, as festas de muares têm ganhado um público nunca antes imaginado, reflexo de uma política voltada sempre para valorização da classe de muladeiros e criadores, um ideal perseguido por todas gestões administrativas da ABCJPêga.
“Todos que passaram pela administração da ABCJPêga são heróis. Uma associação que tinha tão pouco recurso e hoje apresentar tamanho crescimento.” Disse Sr. Luiz Felippe Haddad, criador e proprietário do Haras Tarumã, no muncípio de Guaraciaba, zona da mata mineira, e ex-presidente da ABCJPêga. “Fechamos o ano 2012 com um grande número de animais registrados. Já agora, sob a presidência do Marco Antônio Andrade Barbosa, melhoramos ainda mais a ABCJPêga. Tínhamos o sonho de tornar a ABCJPÊGA uma das mais respeitadas do País, e aos poucos transformamos este sonho em realidade.” Completou. Luiz Haddad.
“Quando iniciamos este trabalho de revitalização da ABCJPÊGA, fizemos um pacto pela melhoria da vida dos muladeiros e criadores de Jumentos Pêga no Brasil. Sabíamos que para isso precisaríamos primeiro organizar a Associação, que apesar de sua tradição e possuir seu registro desde 1947, tinha um estatuto defasado e quase nenhum recurso financeiro. Hoje temos uma situação financeira estável e muita experiência para trabalhar por esta marca e pelos criadores e muladeiros”, disse Luiz Felippe Haddad, atual diretor financeiro da da ABCJPêga. “Hoje ter um jumento Pêga em sua propriedade, é o mesmo que ter dinheiro na poupança, e isto acontece graças ao trabalho das várias administrações que focaram na melhora da raça Pêga no Brasil”, completou ele.
A Associação Brasileira dos Criadores de Jumentos Pêga (ABCJPÊGA), conseguiu sua melhora no plantel nacional através do incentivo aos criadores, da profissionalização do seu quadro técnico de registro e árbitros responsáveis pela avaliação morfológica e de andamento desses animais. Também nesta linha o apoio aos eventos foi essencial para atingir o sucesso que os muares e jumentos Pêga alcançaram: “Sempre tivemos os olhos voltados para os eventos, sabemos que este é um grande canal de contato com os criadores. Incentivamos a realização e apoiamos muitos, mas sempre fomos criteriosos na escolha de eventos que obedecessem as leis federais de sanidade animal. Temos muita vontade de participar como apoiadores de alguns grandes eventos, mas, não podemos apoiar eventos que não exijam os exames obrigatórios pela legislação federal sanitária animal. Uma das principais finalidades elencadas no estatuto da ABCJPêga é a obediência à legislação vigente”, salientou o atual direitor presidente Marco Antônio Andrade Barbosa.
Com o crescimento da tropa nacional, também aumentou a fiscalização dos órgãos de fiscalização estaduais. Hoje são obrigatórios os exames negativos de mormo e anemia infecciosa eqüina, atestado de vacinação contra influenza eqüina e a guia de transito animal, dependendo da região o órgão de fiscalização podem exigir mais exames.
Fato é que o crescimento do número de animais, a busca constante da Associação Brasileira dos Criadores de Jumentos Pêga (ABCJPÊga) pela valorização deste mercado tem criado novos postos de trabalho neste setor no Brasil. Hoje um bom muladeiro tem emprego garantido e animais campeões em concursos de marcha podem chegar a valores expressivos. Empresas de realização de eventos nesta área têm suas agendas cheias, enfim um mercado ascendente que tem em sua origem um trabalho diferenciado das várias administrações da ABCJPêga.
“Planejamos pra este ano de 2013, além dos grandes eventos já estabilizados realizar o 1º ENCONTRO NACIONAL DE MULADEIROS DA ABCJPÊGA, com queima do alho, comidas típicas dos muladeiros, shows, etapas de concursos de marcha, churrasco de confraternização e muito mais. Um evento que terá como foco o passeio de muares e não somente os concurso de marcha. O evento está projetado para acontecer entre julho e agosto, mas a diretoria ainda prefere não dar detalhes do evento. Além deste, a Final da Copa Brasileira de Marcha de Muares da ABCJpêga está marcada para junho deste ano, junto com Exposição Nacional dos Jumentos Pêga no Parque da Gameleira em BH. “ Palavras do atual presidente da ABCJPÊGA, Marco Antônio Andrade Barbosa.
“Há muitos anos não tínhamos nem disputa eleitoral na associação, e hoje temos inscrição de mais de uma chapa no processo eleitoral, isso demonstra um maior interesse dos associados em participar da administração da ABCJPÊGA. Isto é motivo de muito orgulho para nós”, disse Marco Antônio Andrade Barbosa, atual presidente da ABCJPêga com empolgação de sempre. “Precisamos manter essa união dos muladeiros e criadores, pois assim mostraremos nossa força para o Brasil. Somos muladeiros com orgulho e temos orgulho de participar desta história. Na administração da ABCJPÊGA ou como criador e muladeiro, o importante é focar sempre na melhoria da qualidade de vida dos associados, na melhoria genética dos muares e jumentos Pêga e conseqüente valorização desta preciosidade chamado JUMENTO PÊGA .” Finalizou Marco Antônio, candidato à reeleição da ABCJPêga.
É por isso que a chapa A MARCHA EM 1º LUGAR - A ABCJPÊGA EM 1º LUGAR, busca dar continuidade a este trabalho realizado há mais de cinqüenta anos. Para isso seu apoio é importantíssimo.
VOTE: A MARCHA EM PRIMEIRO LUGAR. VOTE NA ABCJPÊGA EM PRIMEIRO LUGAR, e juntos faremos desta Associação a maior do BRASIL.
E atenção:
Curta a página no facebook:
http://www.facebook.com/AMarchaEmPrimeiroLugarAbcjpegaEm1oLugar
Seu apoio é muito importante.