Barretos promoverá Encontro de Muladeiros em outubro

Com o nome de “Muar do Sertão”, o evento será realizado no Parque do Peão com uma programação que inclui leilões, desfile, shows, provas, feira comercial e outras atrações. O objetivo é reunir criadores e apaixonados pelo mundo dos muares

 

Barretos, 12 de setembro – Nos dias 10, 11 e 12 de outubro o Parque do Peão em Barretos será palco, pela primeira vez, de um encontro de muladeiros. Com o objetivo de resgatar tradições históricas do interior do Brasil, o Muar do Sertão deverá atrair produtores e competidores de muares (burros e mulas). “O Brasil foi desbravado no lombo dos muares. Os primeiros rodeios realizados no país, inclusive, foram feitos com animais dessa espécie. Eles possuem força e características únicas, que impressionam os criadores”, explica Emílio Carlos dos Santos (Kaká), diretor de Marketing da Associação Os Independentes, promotora do evento.

Durante os três dias de realização, o evento contará com provas na Hípica do Parque do Peão, leilão, shows musicais, gastronomia típica como Queima do Alho, Tenda da Gambira (espaço que abrigará as negociações relacionadas aos muares), estúdio de rádio com músicas de raiz, concursos da melhor “tralha”, feira comercial, entre outras atrações relacionadas ao segmento, envolvendo apenas os muares.

Por serem híbridos, fruto do acasalamento de jumento com égua, os burros e mulas são mais resistentes, atraindo investidores. “É um animal rústico, mas ao mesmo tempo dócil. Atualmente o preço de um muar pode variar de R$ 3 mil a R$ 100 mil. E, apesar da força, muitos pecuaristas criam estes animais para hobby, por serem únicos”, conta o veterinário Kiko Almeida Prado, diretor de Rodeio de Os Independentes.

 

Programação

As provas acontecem na Hípica do Parque do Peão. Duas irão avaliar a marcha dos animais, sendo uma realizada em parceria com a ABCJPÊGA (Associação Brasileira de Criadores de Jumento da raça Pêga) e outra aberta. Nelas serão classificadas as modalidades: Mula Adulta, Burro, Mula Jovem e Marcha Diagonalizada. Os vencedores ganharão fivela, canivete, chaveiro e prêmios em dinheiro. O evento também promoverá provas que todos participam, classificadas como: Patrão, Amazonas e Mirim (até 12 anos).

Duplas que resgatam o sertanejo de raiz já estão confirmadas entre as atrações musicais do Muar do Sertão, com shows que acontecem sexta-feira (10) e sábado (11). Entre os nomes estão Divino & Donizete, Durval & Davi e artistas da região, como: Guilherme Tenório, Alex & Canelinha, Tales & Thiago e Sales & Guilherme.

O evento termina no dia 12 de outubro, com um desfile de muares que sai do Parque do Peão rumo ao Recinto Paula de Lima Correia – berço do rodeio brasileiro, passando pela Mini-Basílica de Barretos, em um percurso de aproximadamente 15 km, onde os muladeiros serão abençoados. O desfile terá apoio da Prefeitura do Município de Barretos através da Secretaria de Turismo.

 

Novo evento no calendário do Parque do Peão

Tradicional e reconhecido por ser sede da maior Festa do Peão da América Latina, a Festa do Peão de Barretos, o Parque do Peão abre agora as portas para um novo evento. “Este segmento é de extrema importância para o pecuarista. E além do ponto de vista dos negócios, há também o objetivo claro de resgatar tradições e preservar a cultura do homem do campo”, diz Jeronimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes. Para ele, o Muar do Sertão deve integrar o calendário da associação Os Independentes no Parque e contribuir também para a movimentação turística e econômica da cidade.

Parceiros

Recados

  • gostaria de ser informado de todos eventos de marcha nos finais de semana. Segue meu contato para colocar na lista de informes. obrigado. Por: Haras MZN
  • Alex Zandel achei que ia te conhecer aqui na festa de Santos Dumont. Pensei que você viria sou um admirador do seu trabalho, abração e paarabens Por: Laércio
  • Não encontrei minhas fotos Alex. Tiramos terceiro lugar no domingo. Cadê minhas fotos moço... Por: Angelo
Deixe seu Recado