INFORMATIVO SOBRE O MORMO
INFORMATIVO SOBRE O MORMO
O mormo é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei.Acomete principalmente os eqüídeos,podendo também acometer o HOMEM , os carnívoros e eventualmente os pequenos ruminantes.É importante sob o ponto de vista sócio-econômico e sanitário.
Ocorria com muita freqüência no passado, devido à grande utilização de eqüídeos de serviços. Com o passar do tempo, a utilização da tração animal foi diminuindo e os procedimentos de combate as doenças foram desenvolvendo , diminuindo a incidência em todo o mundo .
É extinta nos Estados Unidos e na Europa. Em 1968 esta doença foi considerada extinta no Brasil,mas nos anos 1999 e 2000 voltou a ser diagnosticada em alguns Estados do Nordeste Brasileiro e agora recentemente foi detectada no município de Varzelândia, Minas Gerais.
Os sinais clínicos mais frequentes são febre, emagrecimento, tosse, corrimento nasal e lesões na pele que no início são nodulares, evoluindo para úlceras e após cicatrização formam lesões em formato de estrela .
A principal via de infecção é a digestiva, podendo ocorrer pelas vias aéreas, genital e cutânea.
Não há tratamento. O controle é baseado no isolamento da área que contém animais suspeitos e/ou doentes, sacrifício dos animais positivos, com cremação dos corpos, desinfecção das instalações e de todo o material que entrou em contato com os doentes. O monitoramento do trânsito e de aglomerados de animais é fundamental.
O Mormo é doença de notificação obrigatória, ou seja, quando suspeitada por médicos veterinários, proprietários, tratadores ou por qualquer cidadão é necessário comunicar o órgão de defesa sanitária animal de seu Estado para confirmação do diagnóstico e outras providências necessária.
O IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária( www.ima.mg.gov.br) é o órgão de defesa sanitária do Estado de Minas Gerais, devendo ser acionado no caso de alguma suspeita.O comunicado pode ser feito pessoalmente em algum de seus escritórios , por telefone ou via eletrônica.
Vale ressaltar que a contribuição de todos os setores envolvidos é de extrema importância neste processo, iniciando pelas notificações de alguma suspeita e atenção às normas de controle, em especial as relacionadas ao trânsito e aos aglomerados de animais.
Uma colaboração da Coordenadoria Regional de Viçosa
IMA - Instituto Mineiro de Agropecuaria
e-mail: crvc@ima.mg.gov.br